"Alguns infinitos são maiores que outros."
Titulo: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Como eu disse anteriormente, não sou dona da verdade, nem mesmo sou boa com resenhas, mesmo assim eu quis começar por uma. A culpa é das estrelas é um daqueles livros que eu sempre batia o olho quando entrava numa livraria, mas, devo admitir, fugi por meses a fio. Por que?
Porque acho o tema central muito delicado e não sabia se eu conseguiria lidar. O tema é delicado porque muito provavelmente você, assim como eu, conhece alguém que tem/teve câncer, e às vezes essa pessoa é próxima o suficiente para te afetar. Ainda assim juntei um tanto de coragem e fui ler.
O livro conta a história de Hazel Grace, uma menina de 16 anos, que teve câncer na tiroide que deu metástase para os pulmões, o que a mantém viva é uma droga nova que não deu resultado em vários pacientes, mas nela dá. Hazel sobrevive com ajuda de oxigênio e às vezes é necessário que ela vá para o hospital. Um dia ela conhece Augustus (Gus) Waters num grupo de Apoio a jovens com câncer (uma coisa meio Clube da Luta, sabe? Com todos aqueles grupos de apoios em igrejas). Gus teve um osteosarcoma, amputou a perna, e tem 85% de chances de cura. Então os dois se envolvem, compartilham diversas coisas e se tornam extremamente próximos.
Em resumo é isso, não é possível falar muito mais sem entregar tudo. Para mim, Gus é a graça na história, ele é aquele personagem carismático pelo qual nos apaixonamos. Hazel mostra os altos e baixos de se ter câncer, de saber que, inevitavelmente, vai morrer e isso não vai demorar muito. Green consegue tratar do tema com suavidade, consegue te fazer sorrir e consegue te deixar com alguns nós na garganta - seria meio difícil tratar sobre o assunto e ser apenas feliz o tempo todo, certo? O livro não é otimista, o livro provavelmente mostra a coisa toda de uma forma real em termos de sentimento. O livro nos faz lembrar que todos nós somos efeitos colaterais da vida, afinal, todos nós estamos morrendo, a diferença é que no livro Hazel, Gus e outros, tem uma certeza maior disso.
Não considerei A culpa é das estrelas o livro do ano para mim - muitas pessoas parecem considerar - mas, ainda assim, se você estiver pronto, acredito que seja um livro que vale a pena ler.








0 comentários:
Postar um comentário